Facetas cerâmicas e lentes de contato
- jungemichels
- 21 de nov. de 2023
- 2 min de leitura
As facetas e lentes de contato são peças cerâmicas aplicadas sobre os dentes com o objetivo de melhorar a estética dentária de uma forma minimamente invasiva. As facetas permitem alterar cor, formato e tamanho dos dentes de forma natural e duradoura. Normalmente se faz necessário algum tipo de desgaste nos dentes para um melhor resultado e adaptação das peças cerâmicas.
É necessário colocar facetas em todos os dentes visíveis no sorriso?
A versatilidade é uma das grandes vantagens deste tratamento. A reabilitação oral com facetas permite corrigir imperfeições ao nível da cor, forma e tamanho dos dentes. Cada caso é um caso, e deve ser estudado individualmente.
A primeira consulta de planejamento é uma das fases fundamentais para o sucesso do tratamento com facetas cerâmicas. É importante o paciente conversar sobre as suas insatisfações e as expectativas estéticas do seu sorriso.
Atenção!!!
É de extrema importância avaliar previamente a condição da sua saúde oral e determinar se é necessário realizar algum tipo de tratamento dentário antes da realização de procedimentos estéticos como esse. Os dentes e a gengiva devem estar saudáveis e livres de qualquer patologia oral. Também é importante determinar quantas facetas serão necessárias para obter o resultado estético pretendido.
O tratamento é previsível desde o início, uma vez que todo planeamento do futuro sorriso é efetuado antes de se avançar. A prévia do resultado final pode ser visualizado pelo paciente, na sua boca, através do mock-up na segunda consulta, onde será possível perceber como ficará o seu sorriso antes de iniciar o tratamento e fazer ajustes necessários já nessa fase.
Como são instaladas as facetas?
As facetas devem ser colocadas nos dentes através de um protocolo complexo de adesão, onde são aplicadas técnicas adesivas e materiais específicos para que haja longevidade da reabilitação.
Utilizando os protocolos de adesão adequados, esta é uma reabilitação duradoura e, com os cuidados adequados, podem durar décadas. Deve tratá-las da mesma forma como se cuida os dentes naturais, através do uso do fio dental e de escovação regular. Além disso, as consultas periódicas com o dentista são fundamentais.

Comments